01 julho 2016

[Resennha 111] Dias Perfeitos // Raphael Montes


Título: Dias Perfeiros
Autor: Raphael Montes
Editora: Cia das Letras
Número de Páginas: 280
Ano de publicação: 2014
Skoob: Adicione


Compare: AmazonAmericanasSubmarinoSaraiva


“Não queria parecer doente ou maníaco. Com o tempo, ele ia provar a Clarice que ela estava errada. Jamais seria capaz de cometer abusos: faltava-lhe o instinto animal que os homens ganham ao nascer. Essa era apenas uma de suas qualidades. Se houvesse mais gente como ele, o mundo seria melhor.



 Eu terminei de ler este livro meio chocada com tudo que li nestes 4 dias de leitura.

É uma história de amor obsessivo, onde Téo, um jovem sociopata se apaixona por Clarice, uma garota com espírito livre e que carrega o sonho de ser uma roteirista.

Téo nunca foi lá muito apegado as emoções, sua única amiga era Gertrudes, uma defunta doada a sua universidade para estudos que nunca lhe importunava, questionava, sequer falava com ele (imaginem o porquê rsrs). 
Quando Téo se descobre "apaixonado" por Clarice, a mocinha desgarrada que conheceu em um churrasco que sua mãe o obrigou a comparecer, ele acredita que tem que ser correspondido a qualquer custo. E quando digo a qualquer custo, imagine as mais louca e psicóticas formas de "prova de amor". 
Obviamente para Clarice Téo é só um cara um tanto quanto diferente que ela conheceu no evento, deu um beijo apressado e que nunca mais o veria. Pobre Clarice.
Téo em sua paixão desenfreada começa a perseguir a moça de longe, até que se aproxima o bastante para saber que não é correspondido, o que para ele é só uma questão de tempo para reverter este quadro. 
Téo tem a brilhante ideia de fazer uma viagem/sequestro com Clarice para que ela o conheça melhor, e nós leitores também. E ai meu caro leitor, haja estômago.

Eu abominei o personagem, mas ao mesmo tempo queria tanto entender por qual motivo ele agia da forma que agia que me peguei devorando o livro. Vocês não fazem ideia das loucuras que se passam na cabeça do personagem e do quão é normal para ele.
Eu li tudo muito rápido, a leitura é alucinante, o autor nos presenteia com uma riqueza de detalhes que perturba qualquer cabeça. A lógica do personagem para justificar suas ações são indescritíveis.
Você começa a viajar e criar nuances para que a história se reafirme, tenta enxergar vilãs onde não tem, mocinhos onde não existe, juro, criei tanto desfecho para história e não passei nem perto.

Duas coisas não me agradaram no livro, primeiro algumas situações que fogem muito da realidade e segundo o final um tanto quanto corrido, personagens apáticos diante dos acontecimentos óbvios, enfim o livro é muito bom mas para mim deixou a desejar em alguns poucos aspectos!
Mas isto é um ponto de vista meu, há quem achou o final excepcional. No mínimo inimaginável foi!

Este é o segundo livro que leio do autor e quero muito ler o terceiro, o Suicidas, que também é muito bem falado pela crítica em geral.
Raphael Montes já entrou para meu hall de autores favoritos sem dúvida, escreve um de meus gêneros literários favorito da vida e ainda é nacional! =)

5 comentários:

  1. Oiee

    Eu ja li esse livro e gostei muito da escrita do autor mas achei o final também bem inconclusivo na verdade fiquei com raiva do personagem pq ele faz mal para várias pessoas e termina vamos se dizer que bem na vida.

    Bjos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sabe que algumas pessoas que leram este livro tiveram uma reação de amor e ódio por este livro e não posso dar minha opinião sem ler, mas acho que o personagem teve seus motivos porque se ele tinha certos pensamentos ele sequer poderia estar apaixonado porque ele não poderia saber o que era isto se ele nunca sentiu. Mas dá medo lendo a sinopse e a resenha.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    O final do livro é realmente surpreendente, mas eu sinceramente adorei, Eu gosto de autores que inovam no final. haha
    Esse livro me lembra muito "O Colecionador", que não por acaso é um dos meus livros preferidos na vida.
    Quanto ao que você disse sobre o autor fugir da realidade algumas vezes, eu acho justo o oposto. Pra mim o livro representou muito bem uma série de relacionamentos abusivos por aí (muitas vezes até bem pior), principalmente quando ele se esforça pra mostrar pra todo mundo que o relacionamento deles é maravilhoso quando não é.
    Adorei a resenha!^^
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  4. Olá Aline, nossa fiquei morrendo de aflição lendo essa resenha, muito perturbador esse leitura, eu com certeza ia querer pegar o Téo e dar umas porradas que cara mais estranhos, mas mesmo o livro sendo tão tenso, fiquei curiosa com o desfecho. bjkas

    ResponderExcluir
  5. Que bom que o blog voltou! :D

    >> ojeitoquevivo.blogspot.com <<

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...