Novo Conceito // 240 páginas
Depois de uma overdose de Jamie McGuire vamos a uma resenha diferente.
Recebi esse livro da Editora Novo Conceito junto com vários outros que eu queria muito, e como tô numa maratona de provas e trabalhos na faculdade, resolvi ler esse primeiro porque era mais curtinho.
Nunca havia ouvido falar no livro até recebê-lo.
Vamos ver o que eu achei?
O livro
"Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.
Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo."
O livro se passa em dois tempos diferentes, contando no presente a história de Adam, um homem de 40 anos recém divorciado que ainda está tentando superar a dor da separação. Ele trabalha num tipo de brechó e encontra um álbum antigo e amarelado, repleto de cartões postais enviados por anos a fio de Gabe Alexander para Huck Huckabee. E a outra parte se passa no passado contando a história dos dois e como surgiu a tradição dos cartões postais e as declarações contidas nele. Achei que lembra um pouco uma parte do livro "Uma longa jornada", onde uma parte da história é contada através de cartas antigas.
Eu sou meio suspeita para falar, porque, embora nem um pouco romântica, confesso que sou fã de cartas.
Sempre fui adepta dos bilhetinhos, cartões e cartas e tenho uma caixa cheia delas trocadas entre mim e minhas amigas ao longo dos anos, e nessa nossa época onde tudo é virtual e pouco fica guardado, acho lindo quem ainda aprecia e mantém o envio de cartas.
Enfim, Intrigado com o amor puro e lindo do casal, ele acha que juntando as peças que faltam nesse álbum, ele talvez encontre o que precisa para resolver a sua vida amorosa. Ele quer descobrir a "fórmula" do casal para manter por 60 anos um amor tão lindo. Então ele vai atrás de Yevette, a filha da mulher que foi por anos empregada dos Alexanders e ela conta detalhe por detalhe do que sabe do relacionamento do casal. Gabe e Huck se apaixonaram a primeira vista e precisaram confiar no poder do amor e ter fé na existência de almas gêmeas e anjo da guarda, pois só isso explica como conseguiram superar ciúmes, inseguranças, egoísmo.
Confesso que o começo do livro foi bem maçante e parado, demorei uns dias para engatar na história, sempre lia um pouco e caia no sono. Mas a mensagem por trás da história é linda e eu, como boa fã de romances de época, adoro a forma como as histórias de amor antigas são contadas, de uma forma pura e delicada.
O álbum de cartões e a história de amor de Gabe e Huck são como um guia, um anjo da guarda no nascer da relação entre Adam e Yevette. Apesar dela ter a vida pessoal pouco descrita no livro, percebe-se que assim como Adam, ela não tinha mais esperanças no amor e esse foi o pontapé inicial que os uniu.
Esse livro é ótimo para reforçar nossa crença em que o amor verdadeiro existe sim e sem todo esse conto de fadas mostrado nos filmes, mas sim algo que ultrapassa dificuldades e se fortalece com o tempo.
Apesar de achar meio "chatinho" e que o autor poderia ter feito muitas coisas interessantes com a história, é um livro ótimo. Minha avó leu e adorou e inclusive comprou pra dar de presente.
Depois vou pesquisar outros títulos do autor e se algo me interessar, volto aqui contando.
oi flor,
ResponderExcluiresse foi um livro que não sai da minha cabeça! que por mais que eu leia outros sempre me volto nele por algum motivo, a história é muuuuuuuuuuuuuito intensa!
felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Eu gostei da história, achei muito bonita. Mas não foi meu favorito
Excluir